Os 10 sistemas de impressão que você precisa conhecer

Primeiramente vale esclarecer o que é impressão digital e o que é a impressão mecânica e posteriormente o que é impressão híbrida.

A impressão digital é realizada por máquinas que recebem a informação da posição dos pontos a imprimir através de bits eletrônicos, ou seja, através de um arquivo de computador que transfere à imagem para a mídia que receberá a impressão. Esta transferência é realizada através da atração do pigmento num rolo e fusão do pigmento já formado na mídia ou através de gotejamento e absorção no substrato que receberá a impressão.

A impressão mecânica, mais antiga remonta ao surgimento da gráfica impressa, basicamente consiste numa máquina que através de uma “fôrma” (onde está a imagem a ser impressa, transfere a tinta ao papel, por atração no caso off-set, por transferência, parecido com um carimbo, como na tampografia, tipografia, flexografia ou por extensil como na serigrafia.

Assim, antes da fase da impressão é necessário produzir esta fôrma, em placas, clichés, etc., em outras máquinas que lêem arquivos e transferem para estas “fôrmas” ou através de filme impresso em impressora digital.

Diferenças entre a Impressão Digital e a Impressão Mecânica: Esquecendo-se das questões técnicas, basicamente, a diferença entre os sistemas mecânico e digital é a presença de uma fase a mais que demanda tempo e o custo fixo para cumprir esta fase.

O custo desta fase anterior e do setup de máquina (instalação da “fôrma” na impressora) é fixo independente da quantidade a ser impressa, portanto, quanto maior a quantidade de cópias impressas mais diluído será este custo por cópia, enquanto no processo digital o custo fixo de uma cópia (excluída a mão de obra) é sempre o mesmo. Assim, quanto mais se imprime no processo mecânico, menor o custo unitário, enquanto no processo digital o custo de uma unidade é sempre o mesmo.

Por isso, o processo mecânico é indicado para grandes tiragens do mesmo original e o processo digital para tiragens menores do mesmo original ou grandes tiragens de originais diferentes.

Os prazos de produção também são diferenças importantes, urgências tendem a ser produzidas em processo digital.

Impressão híbrida

A impressão híbrida é a mistura de 2 ou mais processos. Geralmente imprimem-se cópias iguais em processo mecânico e depois se imprime dados variáveis sobre o pré-impresso em processo de impressão digital.

Mas a impressão híbrida também pode ser a mistura de off-set e serigrafia, de qualquer método de impressão 4 cores e hot-stamp, havendo aplicações para cada mistura.

Agora vamos explicar separadamente cada sistema de impressão:

Impressão a jato de tinta

Você com certeza já teve uma destas em casa ou no escritório em que trabalha. As impressoras a jato de tinta profissional funcionam da mesma forma com a diferença de serem maiores, mais rápidas e terem um custo de produção mais baixo, além do tratamento colorimétrico para reproduzir cores mais fiéis.

Neste sistema, a impressão é feita através de gotejamento de micro gotas de tinta sobre a mídia (papel ou outro substrato) que deve ter a propriedade de absorver o pigmento dissolvido em água ou outro solvente químico. As placas eletrônicas da impressora recebem a informação do computador que controla o equipamento de onde depositar a tinta, o posicionamento da impressão é feita através de 2 eixos (x e y), um motor traciona a mídia no eixo y (pra frente e pra trás, geralmente só pra frente) e a cabeça de impressão se move no eixo x (pra direita e esquerda) gotejando a tinta sobre a mídia.

As impressoras podem ter 1 cor, preta quase sempre, 4 cores (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto – CMYK) na forma mais usada para impressão colorida ou 6, 8 e até 12 cores, acrescentando ao conjunto CMYK cores complementares como Ciano Claro, Magenta Claro, Azul, Verde, Vermelho, Cinza, Prata, Dourado, Branco…

Profissionalmente este tipo de impressora é utilizada como plotters, que são impressoras que imprimem grandes formatos de mídia, com larguras de boca de 60cm a 5 metros de largura. As plotters para CAD imprimem plantas e projetos de engenharia em grandes formatos, as plotter com tinta a base de solvente imprimem material promocional de grande formato (Sinalização ou Comunicação Visual) como banners, testeiras, outdoors, plotter de Fine Art imprimem mídias especiais com qualidade de foto revelada.

Plotter de impressão a base de solvente XC-540

Na forma híbrida, pode ser colocada na saída se uma impressora off-set rotativa imprimindo dados variáveis de forma industrial.

Impressão a laser

Provavelmente você também já teve contato com uma impressora deste sistema de impressão, no escritório, em lojas, ou em outros lugares.  Assim como no item anterior, as impressoras profissionais têm como principal diferença a velocidade de produção, o tamanho das mídias utilizadas e o custo por impressão, além do tratamento colorimétrico para reproduzir cores mais fiéis.

O processo de impressão a laser se dá da seguinte forma: os circuitos eletrônicos da impressora a laser recebem informações de formação da imagem, e controla uma barra de laser que cria um campo em um cinto atraindo o toner (pó com pigmento) na forma da imagem desejada e então a imagem em pó é transferida a mídia (papel ou outro substrato) e a mesma é fundida ao papel através de calor.

Impressora a laser

Este sistema é o mais utilizado em gráficas rápidas devido ao seu baixo custo de produção e alta qualidade de impressão, aliada a velocidade de produção e liberdade de tiragem mínima.

Impressão a Cera

O processo é muito similar ao de jato de tinta, contudo o pigmento está contido em tubos de cera sólida que são derretidos e só então vão para as cabeças de impressão e gotejam sobre a mídia. Não é utilizada profissionalmente, apenas no uso pessoal e em escritórios.

Impressão Térmica

As impressoras térmicas aquecem seletivamente Papel Termosensível. São muito utilizadas para impressão de cupons fiscais.

Outro tipo de impressora térmica é a que utiliza ribbon (um cartucho de filme pigmentado) que desprende o pigmento através de aquecimento e adere à mídia por vezes fundindo através da mistura de silicone ou cera. Não conheço muito deste processo, contudo tenho notícia de ribbon com cera já aplicada ao filme.

Impressão Off-Set

Neste sistema de impressão não há eletrônica envolvida a não ser nos sensores e controles das impressoras que hoje tem muita tecnologia acoplada, contudo o método de transferência do pigmento a mídia é químico e mecânico. Como descrito no começo do artigo, os sistemas mecânicos demandam uma “fôrma”, no caso do off-set, placas metálicas com a imagem “queimada” em preto, a imagem é separadas em cores CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo, Preto) sendo uma placa para cada cor. As placas metálicas são hoje gravadas num equipamento chamado CTP (Computer to Plate – Computador para Placa).

Impressora off-set

As placas são instaladas na impressora e então a formação da imagem se dá porque a chapa virgem atrai a água, e os pontos gravados tornam-se lipófilos (atraem gordura) e aí que a mágica acontece, porque dentro da impressora esta chapa é alimentada com água e tinta gordurosa, os pontos pretos da chapa atraem a tinta (na verdade a gordura da tinta) e o restante da chapa atrai a água que repele e “lava” a tinta nestas áreas. A imagem formada é transferida a um rolo que transfere a tinta para o papel ou outra mídia que a absorve. É necessário aguardar que a tinta seque antes de imprimir o verso e/ou cortar o papel, contudo há impressoras com 5 torres, 4 para as alimentação das tintas nas cores CMYK e 1 que aplica um verniz de secagem rápida que depois é aquecido e seca, o que reduz muito o tempo de produção.

Impressão Tampográfica ou Tampografia

Neste processo de impressão a fôrma é um clichê em baixo relevo que se enche de tinta, então uma “almofada” chamada tampão transfere a tinta à mídia. Este processo é muito utilizado para superfícies irregulares, por isso muito utilizada na gravação de peças, objetos e papelão.

Impressão Flexográfica ou Flexografia

Funciona de forma muito parecida a um carimbo, um rolo polimérico em alto relevo é a fôrma deste processo, a parte alta deste rolo é molhado com a tinta e depois transfere a mesma a superfície da mídia a ser impressa. Este processo é largamente utilizado para produção de embalagens, rótulos e etiquetas.

Impressão Tipográfica ou Tipografia

Este sistema de impressão está diretamente ligado a história da evolução gráfica e da criação da prensa (impressora). Pois foi através deste sistema que começou a comunicação mecanicamente impressa no mundo. O alemão Gutenberg inventou a máquina que utilizava tipos (letrinhas de alto relevo fundidas em metal) para transferir tinta ao papel.

Tipografia

Neste sistema monta-se a imagem com tipos e clichês (fôrmas metálicas com imagem em alto relevo) para compor o conteúdo a ser impresso. Este sistema ainda é utilizado, contudo é pouco prático comparado aos sistemas modernos. É muito utilizado para fazer baixo relevo.

Hot-Stamp

O hotstamp serve principalmente para acabamento ou incremento, mas é essencial na produção de capas dura de livros fiscais ou de livros de TCC e monografia. Geralmente estampa-se em dourado, prateado ou outra cor metálica.

O sistema consiste como explicado acima na tipografia, a montagem de tipos metálicos e clichês para transferir a imagem. Os mesmos são aquecidos e aplicados sobre um filme com a cor a ser transferida, este filme quando aquecido e pressionado sobre a mídia transfere a imagem naquela cor escolhida.

Impressão Serigráfica ou Serigrafia

É um método também muito antigo, porém bem modernizado com máquinas de boa produção em qualidade surpreendente pelo processo aplicado fazendo inclusive formação de cromia. É bastante popular por seu baixo custo de produção em quantidades elevadas e pela grande diversidade de mídias em que pode ser aplicada.

Trata-se de aplicação de tinta sobre uma tela com pontos vazados ou cheios que definem a posição da aplicação da tinta, a tinta é derramada sobre a tela e um “rodo” espalha sobre a tela, onde o ponto é aberto a tinta passa e onde é fechado não.

Se você tem interesse em otimizar os processos de sua Empresa, e modernizar seus equipamentos de impressão, não deixe de entrar em contato conosco.

Como Revenda Autorizada KONICA MINOLTA e FELLOWES a COPYSTAR tem sempre soluções no tamanho da sua necessidade.