Rendimento de cartucho de tinta vs. toner, qual é a diferença?

Na hora de comprar uma nova impressora, uma dúvida costuma ser comum: é melhor investir em uma impressora laser ou em uma impressora jato de tinta? O rendimento dos equipamentos costuma ser um fator determinante nessa decisão. Portanto, entender se é mais vantajoso apostar em cartuchos de tinta ou toner é fundamental.

Clique aqui Para estimativa de rendimento de toner.

Pensando nisso, fizemos um comparativo entre cartucho de tinta e toner para que você entenda melhor as diferenças práticas entre eles e saiba como fazer a melhor compra.

Rendimento do cartucho de tinta

O cartucho de tinta é caracterizado por trazer a tinta em sua forma líquida. Assim, o rendimento é calculado conforme a quantidade de tinta contida em cada cartucho.

Os testes de desempenho apresentam resultados distintos conforme o modelo da impressora e a qualidade da tinta. Mas, na média, os usuários de impressoras jato de tinta percebem um rendimento de cerca de 17 a 25 páginas com 5% de cobertura para cada 1 ml de tinta.

Portanto, um cartucho com capacidade para 20ml de tinta, poderia imprimir uma média de 340 até 500 páginas com cobertura de 5%.

Porém se o equipamento ficar muito tempo sem ser utilizado, a tinta pode acabar secando.

Rendimento do toner

Diferente do cartucho de tinta, o toner traz o pigmento em forma de pó. Com isso, não é possível falar em quantidade de tinta contida em cada unidade do produto. Por outro lado, o rendimento do toner é mais fácil de mensurar: os próprios fabricantes disponibilizam essa informação na embalagem dos produtos.

Considerando a mesma cobertura de página usada para o rendimento do cartucho de tinta, 5%, o toner consegue imprimir entre 1.000 e 2.000 páginas, conforme o modelo da impressora e o fabricante do suprimento.

Por fim, os resultados de rendimento de cartucho de tinta ou de toner variam conforme o modelo da impressora e a qualidade do material utilizado, lembrando ainda que as impressoras jato de tinta não possuem um modelo equivalente na tecnologia de impressão a laser, o que também gera diferenças no rendimento.

Mesmo pensando na economia, o mais importante, em determinados trabalhos, é apresentar qualidade. Portanto, na hora de comprar uma impressora e tiver que escolher, pense primeiro no que você vai fazer e na qualidade do trabalho que vai apresentar.

Se você ainda ficou com dúvidas escreva nos comentários, teremos um enorme prazer em ajudar!

Como Revenda Autorizada KONICA MINOLTA e FELLOWES a COPYSTAR tem sempre soluções no tamanho da sua necessidade.

Você sabe como descartar cartuchos e tonners? #cartuchonãoénolixo