O padrão ISO para estimativa de rendimento de toner

Atualmente as fabricantes de impressoras e suprimentos utilizam os padrões definidos pela International Organization for Standardization (ISO) para medir o rendimento de cartuchos e toners. É a partir deste teste que o consumidor é informado sobre o rendimento médio do suprimento, obtendo dados mais confiáveis, e proporcionando maior segurança ao tomar decisões de compra.

Clique aqui Conceito de Cobertura de Página Impressa

Para uma maior precisão nos resultados, foi definido pela ISO que o teste deve ser realizado em, no mínimo, 3 impressoras, cada uma utilizando três conjuntos de cartuchos ou toners até que atinjam o final de sua vida útil. Além disso é recomendado utilizar suprimentos fabricados em datas e locais diferentes.

O padrão ISO para o teste consiste em utilizar folhas A4, sendo que o documento a ser impresso ocupará um total de 5% da folha, algo comum em documentos como carta e contrato. Para testar uma impressora laser monocromática uma única página é impressa repetidamente. Impressoras jato de tinta e laser coloridas devem imprimir uma sequência de 5 páginas, que utilizam texto, gráficos e fotos. Todos os fabricantes utilizam os mesmos documentos, em formato PDF, para impressão.

Em impressoras fotográficas, o teste é realizado imprimindo repetidamente 6 documentos fotográficos padrão em papel 4”x6”, com e sem borda. O padrão ISO também exige que o teste seja feito em pelo menos 3 impressoras, para que a média possa ser feita.

Rendimento médio x Rendimento real

É necessário saber que não é possível garantir que um cartucho ou toner vá imprimir um número exato de páginas. A informação de Rendimento Médio deve ser usada apenas como referência. Muitos fatores podem fazer com que o cartucho/toner renda menos ou mais do que o informado pelo fabricante, sendo os principais:

  • Frequência de impressão – Os testes envolvem impressão constante. Equipamentos que ficam parados por um longo período exigem processos de manutenção como limpeza e alinhamento da cabeça de impressão, que gastam certa quantidade de tinta para serem realizados. Utilizar a função Duplex costuma apresentar uma redução no gasto total de tinta.
  • Cobertura da página – Como informado, os documentos do teste ISO utilizam 5% de cobertura de uma folha A4. Qualquer variação acaba por aumentar (ou diminuir) o total de tinta utilizado.
  • Qualidade da impressão e tipo de papel – Impressoras costumam contar com modos de impressão “Econômica”, “Normal” e “Alta definição”, sendo que cada uma acabará por utilizar uma quantidade de toner diferente para imprimir o mesmo documento. A gramatura e o tipo de papel também causam variação no total de toner utilizado, normalmente sendo mais exigido em papeis mais pesados e com acabamentos especiais, como o Glossy e Matt.

Se você ainda ficou com dúvidas escreva nos comentários, teremos um enorme prazer em ajudar!

Como Revenda Autorizada KONICA MINOLTA e FELLOWES a COPYSTAR tem sempre soluções no tamanho da sua necessidade.

Você sabe como descartar cartuchos e tonners? #cartuchonãoénolixo